Sintomas da DH

Os sintomas da DH variam muito de pessoa para pessoa, mesmo dentro da própria família. Para alguns, os movimentos involuntários podem ser pronunciados mesmo nos estágios iniciais. Para outros, eles podem ser menos evidentes e os sintomas emocionais e comportamentais serem mais óbvios. São os seguintes os sinais e sintomas mais comuns na DH:

SINTOMAS EMOCIONAIS/COMPORTAMENTAIS:
Depressão, irritabilidade, ansiedade e apatia sao frequentemente encontradas na DH. Algumas pessoas podem sofrer de depressão durante meses ou mesmo anos antes que se iniciem outros sintomas da DH (é claro que a depressão é uma doença muito comum na população em geral e que o próprio facto de se pertencer a uma família com DH e estar em risco pam ela não ajuda!). Mudanças comportamentais podem incluir explosões agressivas, impulsividade, mudança de humor e isolamento social. Frequentemente, traços de personalidade já existentes serão exacerbados
pela DH por exemplo, uma pessoa que tinha tendência a ser irritável, podera tornar-se ainda mais irritável. Psicoses do tipo da esquizofrenia e outros problemas psiquiátricos mais graves sao raros, embora também possam ocorrer na DH.

SINTOMAS COGNITIVOS/INTELECTUAIS:
Pequenas alterações frequentes a nível intelectual, são os primeiros sinais de perturbação cognitiva. Podam estar relacionadas com uma capacidade reduzida para organizar assuntos de rotina, ou para Iidar eficazmente com situações inesperadas. A memoria também pode sofrer algumas alterações, podendo surgir esquecimentos cada vez mais frequentes em pessoas cuja memoria era antes normal.A capacidade de concentração e o trabalho vão-se tomando cada vez mais difíceis.

SINTOMAS MOTORES:
Os sintomas físicos podem inicialmente consistir de inquietação, contracções musculares ou agitação excessiva, podendo surgir tiques faciais. A caligrafia pode mudar e as tarefas diarias que envolvem coordenação e concentração, tal como conduzir tornam-se mais difíceis. Esses sintomas evoluem gradualmente convertendo—se em movimentos involuntários (Coreia), que frequentemente Ievam a dificuldades na marcha e do equilibra. Estes movimentos involuntários tendem a aumentar em períodos de esforço voluntário, stress ou excitação, e a diminuir durante o descanso e o sono. A fala e a deglutição podem também ser afectadas.

Site Meter