As Fases da DH

Embora a forma e a gravidade dos sintomas varie muita de pessoa para pessoa, o desenvolvimento da DH pode ser dividido basicamente em três fases.

ESTAGIO INICIAL:
No inicio cada doença, as manifestacões incluem mudanças subtis na coordenação, talvez alguns movimentos involutários, dificuldade de pensar sobre problemas, e, frequentemente, humor depressiva ou irritabilidade. Nesta fase, a medicação é frequentemente eficaz no tratamento da depressão e da outros sintomas emocionais. E um bom momento para começar a planear o futuro. Pianos financeiros devem
começar a ser feitos e documentos jurídicos (um testamento, por exemplo) devem começar a ser pensados.

ESTAGIO INTERMEDIO:
No estagio intermédio, os movimentos involuntários (Coreia) podem tornar—se mais pronunciados. Uma marcha cambaleante as vezes pode, erroneamente, ser considerada sinal de embriaguez. E muito útil, para evitar situações sociais embaraçosas 0u até problemas policiais que o doente se faça acompanhar sempre de documentação comprovativa do diagnóstico de DH. A fala e a deglutição irão começar a ser afectadas.

Um terapeuta da fala podera oferecer instruções e estratégias para melhorar as capacidades de comunicação e deglutição. Da mesma forma, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem desenvolver programas que ajudem a manter o maior nível de actividade possível e assim melhorar a sua qualidade de vida.

As capacidades de pensamento e raciocinou lógico também irão diminuir gradualmente. Neste estágio, pode tornar-se cada vez mais difícil manter um emprego e desempenhar as responsabilidades de manutenção da casa. Aqui, mais uma vez, estratégias simples podem ser empregadas para ajudara diminuir a frustração, melhorar a actividade e prolongar a independençia. Por exemplo, pode lidar-se com a desorientação e a perda de memoria recente, colocando etiquetas nas gavetas e em certos objectos, mantendo uma rotina diária e deixando a vista um calendário em que se Iistem compromissos e acontecimentos.

ESTAGI0 AVANÇADO:
As pessoas num estagio avançado de DH podem ter uma Coreia grave, mas mais frequentemente  tornam-se mais rígidas. A possibilidade de o doente se engasgar com a comida torna—se uma preocupação maior bem como a perca de peso. Neste estagio, as pessoas com DH tornarem—se totalmente dependentes de outros para todos os cuidados pessoais, já não conseguem andar e não são capazes de se fazer entender pela fala.
Embora as capacidades cognitivas estejam já intensamente prejudicadas, é importante Iembrar que, em geral, a pessca esta ainda consciente do seu meio ambiente, continua capaz de compreender a Iinguagem, tem consciência daqueles que ama e dos outros a sua volta. Podera continuar a gostar de olhar para fotografias e a ouvir musica e histórias da família e dos amigos.
As pessoas não morrem propriamente da DH, mas sim das complicações da imobilidade causada pela doença, tais como a sufocação com alimentos, infecções ou traumatismos cranianos. A morte geralmente ocorre, em média, cerca de 15 a 20 amos após o aparecimento da doença, mas tal como a gravidade também a duração da doença varia muito de pessoa para pessoa.

Site Meter