Ajudar as Crianças a Lidar com o Stress durante a Pandemia COVID-19

Algumas Recomendações da Organização Mundial de Saúde Ajudar as Crianças a Lidar com o Stress durante a Pandemia COVID-19

– As crianças podem responder ao stress de formas diferentes: podem ficar mais mimadas/dependentes, zangadas/irritadas, agitadas ou ansiosas; podem isolar-se mais; podem urinar na cama, etc.  Responda às reacções dos seus filhos de uma forma solidária, ouça as suas preocupações e dê-lhes mais amor e atenção do que é habitual.

– As crianças precisam da atenção e amor dos adultos durante tempos mais difíceis. Dê-lhes mais tempo e atenção. Ouça-os, fale com eles gentilmente e tranquilize-os. Se possível, crie oportunidades para a criança brincar e relaxar.

– Tente manter as crianças junto dos pais e família e evite separar as crianças dos seus cuidadores se for possível. Se houver separações (por exemplo, uma hospitalização), garanta que há contacto regular (por exemplo, por telefone) e espaço para as tranquilizar.

– Mantenha rotinas regulares e horários tanto quanto possível, ou ajude a criar novas rotinas e horários num novo ambiente – essas rotinas e horários devem incluir aprendizagens/escola e também tempo para brincar em segurança e relaxar.

– Dê factos acerca do que se passou, explique o que está a acontecer agora e dê informações claras acerca de como podem reduzir o risco de ser infectadas, explicando com palavras que elas consigam compreender na sua idade. Estes factos incluem informação acerca do que poderá acontecer, que se deve dar de forma tranquilizadora (por exemplo, um familiar e/ou a criança podem começar a não se sentir bem e poderão ter que ir para o hospital por algum tempo para que os médicos possam ajudar a que se sintam melhor).

(clicar na imagem para aumentar)

oms stress children