Presença da APDH no IV Encontro “VIVER A VIDA! – Dar Voz a Quem Cuida” (Lisboa, 11-12 Outubro 2019)

Representantes da Associação Portuguesa dos Doentes de Huntington no IV Encontro “VIVER A VIDA! – Dar Voz a Quem Cuida”, que se realizou nos dias 11-12 de Outubro no Instituto S. João de Deus, em Lisboa.

Este Encontro explorou dois conceitos: “Os Voluntários no centro dos Cuidados Paliativos” e “Voz às Equipas”.

A APDH – Associação Portuguesa dos Doentes de Huntington esteve presente, numa acção de divulgação da doença de Huntington e das actividades desenvolvidas pela Associação.

“O encontro deste ano teve como principais objetivos levar os temas abordados (Cuidados Paliativos, Cuidar no Sofrimento e na Doença, Cuidar perante os Desafios da Vida) ao público em geral, às pessoas com doença e seus familiares, aos cuidadores, profissionais de saúde, estudantes e voluntários, promover a cooperação entre as mais diversas equipas profissionais e instituições, sempre muito absorvidas pelo constante excesso de trabalho e por vezes assoberbadas pelos desafios que diariamente enfrentam e criar um ambiente de partilha de experiências e conhecimentos, um local seguro para todos, sobretudo pensando nas pessoas que têm perguntas que não conseguem fazer mas para as quais precisam de respostas. Ao criar um evento com este formato e com uma abrangência alargada, a organização pretendeu ainda proporcionar aos profissionais de saúde, estudantes e voluntários uma oportunidade única de cooperação e partilha. Foi também um momento em que instituições/equipas divulgaram os seus trabalhos e resultados, desmistificar preconceitos e informar.”

(in Jornal Médico)

cuidar de quem cuida

Comments are closed.

Site Meter